Tuesday, October 10, 2006

Tarsila do Amaral


Monday, October 09, 2006

Hélio Oiticica


arte concreta e neoconcreta, até 4/11, Dan Galeria, SP
www.dangaleria.com.br

Friday, October 06, 2006

Cristabella

www.360graus.com.br

veleiro Cristabella na travessia do Atlântico rumo ao Brasil

Marinho

Marinho | O luxo nao é mais aquele, luxo agora é saber mais? 09:15

Nao dá para negar que somos todos, embora em escalas diferentes, movidos pelo desejo de status. Mas os fatores tradicionais, que alimentaram o status até aqui, talvez estejam finalmente perdendo força e trocando de lugar com novos símbolos. Será?

As últimas décadas foram fortemente marcadas pela busca de status determinado por itens de posse. O carro mais potente, o vestido exclusivo, o perfume da moda, o relógio caríssimo, todos esses elementos foram usados a exaustao para diferenciar os poderosos dos simples mortais. Mas, você sabe, o luxo, afinal, nao é mais aquele.

Na busca por novos consumidores, muitas marcas exclusivíssimas, como a Mercedes, lançaram versoes mais em conta de seus produtos. Designers top de linha, como Isaac Mizrahi e Karl Lagerfeld traíram clientes "classe A gargalhada” em troca do reconhecimento mais amplo proporcionado por redes populares como Target e H&M. Além disso, uma nova classe emergente, composta por executivos qualificados e investidores bem sucedidos, invadiu as seletas praias da aristocracia, alargando o estreito território do luxo e atribuindo, finalmente, dimensoes mais adequadas ao mítico valor de alguns objetos.

É nesse cenário que uma nova forma de status começa a surgir no horizonte. Coerente com esses novos tempos, caracterizados pela sucessao da Sociedade Industrial pela Sociedade da Informaçao, o novo luxo está menos relacionado com as coisas que possuímos e mais com as que sabemos e vivemos. O Status do Conhecimento está, por ora, restrito a uma pequena parcela da populaçao, mas já mostrou que é uma tendência que merece a devida atençao por parte das marcas.

Você leu a coluna da Marise sobre passeios guiados em Lisboa, na 6a passada, aqui no Blue Bus? Soube que o Richard Branson, da Virgin, está oferecendo viagens espaciais para 6 pessoas por U$ 1,7 milhao? aqui - e que tal os turistas estrangeiros que se hospedam em favelas cariocas? Estao todos curtindo a onda do Status do Conhecimento. Nos EUA, os gastos com esse novo tipo de experiência de luxo cresceram 95% só no ano passado, segundo pesquisa da Unity Marketing.

As marcas que estiverem dispostas a encarar o desafio de proporcionar esse tipo de experiência aos seus clientes devem, desde já, entender que conhecimento é algo que deve necessariamente permanecer com as pessoas depois que o evento acabar. Ou seja, luxo de verdade para quem já tem quase tudo, é transformar-se em alguém ainda melhor. 06/10 Luiz Alberto Marinho

Blue Bus todo mundo le